quinta-feira, 24 de março de 2011

Vinho combina com churrasco!

É fato que um bom buffet de churrasco conta sempre com uma boa cerveja gelada, o que, contudo, não é a regra. Como podemos sempre ir além, observamos aqui que um bom buffet de churrasco pode combinar, também, com vinhos, desde que escolhidos corretamente e na temperatura adequada. Quem atesta essa informação é o enófilo e instrutor de vinhos da Casa Rio Verde, Flávio Henrique. “O vinho é a mais nobre de todas as bebidas, possuindo uma grande variedade de estilos, aromas e sabores, entre tintos, brancos, rosés, espumantes, frisantes, o que torna amplamente possível seu uso em todo o tipo de ambiente, dos climas mais cálidos aos mais frios, e de ambientes requintados e formais ao mais informal e descompromissado”, explica.  Ele completa observando que a opção pelo vinho sempre agrega mais sabor, elegância, bom gosto, qualidade e satisfação, além de valorizar a gastronomia como nenhuma outra bebida.

O primeiro passo para não errar na escolha do vinho e fazer a combinação perfeita do churrasco com a bebida do Deus Baco é pensar no momento do consumo. “Para cada hora do dia, lugar, prato, clima e companhia haverá um vinho mais adequado”, observa. No caso da Chácara Lafaiete Lazer & Buffet, por exemplo, o ambiente é aberto, com muito sol, piscina, sauna, pessoas interagindo mais informalmente, e que conta com buffet de carnes nobres. Nesse contexto, segundo o enófilo, a escolha poderia recair em um Première Cotes de Blaye Chateau Gigault Cru Bourgeois, safra 2002. “Trata-se de um excelente Bordeaux de classificação Cru Bourgeois, a segunda mais importante da região vinícola de Bordeaux. É um vinho com aromas complexos e intensos, muito elegante e harmonioso, com taninos absolutamente finos e sedosos”, explica.

Na dúvida, para não errar, Flávio Henrique sugere ainda o Espumante Adolfo Lona Brut Charmat, ideal para todos os momentos. “É um dos espumantes mais prestigiados do mundo, elaborado pelo enólogo Adolfo Lona, referência mundial quando o assunto é a elaboração de espumantes de qualidade”. Proveniente da Serra Gaúcha, e de produção bastante pequena, ele é um espumante ao estilo francês. “Fresco, leve, intenso de aromas e sabor, altamente versátil na harmonização, que vai de carnes brancas até um filé, entradas, saladas, massas, tudo... ótimo como aperitivo”, completa.

                               Foto retirada do site www.entretenimento.r7.com

Assim como a cerveja, o vinho precisa estar na temperatura adequada. A grande maioria dos tintos ficam bem servidos entre 16° e 18°;  já a maioria dos brancos entre 8° e 10°. Os Rosés entre 12° e 14° e Espumantes entre 6° e 10°. “Precisamos observar o seguinte: vinhos mais jovens e leves precisam estar mais resfriados; os mais encorpados e envelhecidos, menos resfriados, e isso vale para brancos, tintos, rosés e espumantes”, explica Flávio Henrique. Na hora da compra, é preciso ficar atento, já que o ideal é comprar vinhos sempre em casas especializadas. “Esses locais dedicam-se integralmente ao vinho e possuem produtos de melhor qualidade com melhor relação qualidade/preço”, observa. A escolha pelo vinho demonstra que você, como anfitrião, deseja ofertar o melhor para os seus convidados. Em seu próximo evento, impressione e receba-os com uma boa garrafa de vinho!


2 comentários:

  1. Huuuuuummmmmm...me deixou com água na boca!! Nao sabia que vinho poderia combinar tao bem com churrasco. Muito bom Chacara! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post! Eu também não sabia dessa combinação! Já estou doida para provar!

    ResponderExcluir